segunda-feira, 22 de abril de 2013

PAP Jogo Americano



Olá pessoas!
Pensaram que eu tinha abandonado meu blog? Quase acertaram! rsrsrsrsrsr É essa correria louca do dia a dia que me faz focar as energias em outras coisas e acaba não sobrando muito tempo pras coisinhas boas de fazer, como costurar, fotografar e postar.

Então, para me redimir de todo esse tempo que fiquei longe, achei mais que necessário fazer um post em grande estilo. Orgulhosamente apresento: MEU PRIMEIRO PASSO A PASSO!!! \o/ E para esse momento especial nada mais digno do que usar um tecido floral liiiiiindo que comprei recentemente. Achei que ele combinava muito com um jogo americano e acabei fazendo também um guardanapo para combinar. Na verdade, deu mais trabalho pra editar as fotos e postar do que pra costurar! rsrsrsrsrs Mas jogo americano não tem segredo e o guardanapo também é fácil.

Para o jogo americano, me inspirei em um feito pela Taty Milward, do blog Mar Florido (o dela é esse aqui). Bom, vamos ao que interessa!

Para fazer o jogo americano, no tamanho 30x45 cm, com guardanapo de 40x40cm, eu usei:



  • 3 diferentes tecidos de algodão (floral, roxo e verde), sendo 1 retângulo de 6x46 cm e outro de 13,5x46 cm do tecido floral para o jogo americano e um quadrado de 46 cm para o guardanapo; 1 retângulo de 13,5x46 cm do tecido roxo; e 1 retângulo de 31x46 cm do tecido verde.
  • 1 retângulo de manta acrílica no tamanho 31x46 cm
  • além do básico: linha de costura, máquina, tesoura, etc.

Comecei cortando os tecidos, claro, e depois costurei as 3 faixas intercalando as estampas.



Minha dica pra costura ficar retinha é traçar linhas no avesso do tecido indicando onde devem ficar as costuras. Dá mais trabalho, mas não tem erro!

Depois abri as costuras com o ferro.

Para enfeitar, usei um ponto decorativo da minha máquina nas emendas dos tecidos.

Depois fixei o tecido da parte de trás e a manta acrílica com alfinetes e fiz um quilt reto bem básico. Como o tecido era de poá, segui as bolinhas, mas em outros tecidos tem que riscar as linhas mesmo. Eu li em algum lugar que para o tecido ficar certinho, a gente começa costurando uma linha no meio e depois vai para os lados. Eu fiz assim e deu certo! Então fica aí mais uma dica =)


O próximo passo foi juntar as duas partes, direito com direito, costurando em volta do retângulo e deixando uma abertura para virar para o lado direito dos tecidos. Antes de virar, cortei os cantinhos.


 Já com a peça no lado direito, passei o ferro, acertando aquele pedacinho que ficou sem costura. Para dar um acabamento e também pra fechar, costurei toda a volta próximo da borda do tecido.

Voilà! E o resultado foi esse aí:

Para o guardanapo, usei o tutorial da Cinária Mendes, que por sinal está super bem explicado. Foi a primeira vez que fiz o canto mitrado e gostei muito de como ficou.



E aí, amaram? rsrs Ah eu adorei tudo! Espero não ficar mais tanto tempo longe. Bom, me contem o que acharam, aceito críticas e sugestões. =)

Até o próximo!

3 comentários:

  1. Oi, Paty! Amei ter servido de inspiração pra uma peça sua! O seu jogo americano ficou lindo!!! E eu to aqui super satisfeita com essa ideia de fixar a manta no forro... nunca tinha pensado nisso e as vezes dá uma dó de passar costura na frente né? Eu estou com um jogo amercano empacado por causa disso. Meu bloguinho tb tá meio abandonado... correria que é demais e computador que só passa raiva! rsrs Vou fazer um post e deixar o blog parado até comprar outro computador. Mas eu tenho costurado bastante! Me segue no inta que vou passar a publicar lá, é mais fácil! @tatymilward

    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paulinha, tudo bem? Adorei o post deste jogo, a combinação da estampa com as cores ficou o máximo. Vou tentar fazer meu primeiro jogo e te mando foto se a "inventice" der certo. Bj e parabéns!

    ResponderExcluir

Muito bom receber sua visita seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for Blogger